quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Avatar Voz do Além

Jogadores fazem em três semanas o que cientistas não fizeram em 10 anos

 

image

Era uma vez uma proteína presente no retrovírus, que a ciência busca decifrar sua estrutura por mais de 10 anos sem resultados significativos. A proteína se chama protease, e é fundamental para a replicação do vírus após alojado em seu hospedeiro (Eu sei que ele só se multiplica em seu hospedeiro, mas quero tornar tudo mais dramático). Impedir a ação dela, teoricamente impede o vírus (e células cancerígenas) de se multiplicar(em), o que salva diversas células saudáveis. E eis que pesquisadores da Universidade da Washington tiveram a boa ideia de terceirizar o trabalho de decifrar a tal proteína. E melhor: com voluntários que se divertiriam enquanto ajudavam no progresso e avanço da ciência genética… mesmo sem possuírem qualquer conhecimento em biologia molecular!

Eles criaram o joguinho colaborativo online Foldit, que que faz os jogadores acumularem pontos a medida criam estruturas da proteína… e ajudam em pesquisas pela cura da AIDS e do câncer. Bom, três semanas foram suficientes para os jogadores darem conta do recado.

Segundo Seth Cooper, co-fundador da plataforma Foldit, “a habilidade de raciocínio espacial dos jogadores permitiu que eles resolvessem um problema que até os mais poderosos computadores não conseguiram”. O experimento também me parece um marco importante no que se convencionou chamar de Inteligência Coletiva, além de levar a ciência técnicas de desenvolvimento similares às usadas em comunidades de Software Livre.

 

[Via Geek]

3 Comentaram...

Anônimo disse...

Este post e o do Anarquia estão escritos de uma maneira diferente...Estão muito superficiais, rasos, não dá pra entender de primeira. Sou ninguém pra criticar, mas, como leitor, senti diferença em relação a posts antigos.

PS.: Pra ratificar, eu passei pra outros amigos. Mesmas impressões que a minha.

Joelma Alves disse...

Leio essa notícia com a pergunta que meu professor de química fez uma vez pra turma: "Será, macho?!" (Com aqule sotoque nordestino carregado...) na cabeça.
Então é tão simples resolver os problemas da ciência?! Nada mais de tentar achar uma cura para as doenças, vamos desenvolver joguinhos! \o/
Bem, o mérito é de quem desenvolveu esse jogo, que deve ter um conhecimento tão grande em Biologia Molecular que criou a possibilidade de leigos ajudarem a decifar a proteína!

Anônimo disse...

Outro jogo que ajuda a ciência é o Phylo, um puzzle onde os bloquinhos que vc move representam partes de cadigo genético (aqueles A, C, G e T das aulas de biologia). Vc combina os bloquinhos da forma como as cadeias se combinariam de verdade, tentando fazer isso da forma mais eficiente, com menor probabilidade de gerar mutações.

http://phylo.cs.mcgill.ca/eng/index.html


Nesse artigo eles falam sobre esses e outros jogos que foram criados para resolver problemas reais:

http://www.cracked.com/article_19431_5-mind-blowing-things-crowds-do-better-than-experts.html

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo